Você sabe o que é lipedema?
Já percebeu mulheres com um excesso adiposo nas pernas levando a edema, celulite, flacidez e dor local?
É uma doença na qual ocorre o acúmulo localizado de gordura, principalmente região glútea, coxas, joelhos e pernas, além de deixá-las desproporcionais em relação ao corpo.
São sinais típicos de lipedema:
1 – Proporção Desigual: A parte superior do corpo é menor que a inferior.
2 – Sensação de peso e inchaço: As pernas parecem pesadas e inchadas.
3 – Resistência a Dieta e Exercícios: A gordura não responde a dietas e exercícios convencionais.
4 – Textura de Casca de Laranja: A pele apresenta a aparência de casca de laranja.
5 – Hematomas inexplicados: Ocorrência de hematomas sem explicação aparente.
6 – Sensibilidade ao Toque e Pressão: Sensação de sensibilidade ao toque e pressão.
7 – Sinal de “Manguito” no Tornozelo: Presença do sinal de “manguito” no tornozelo.
8 – Almofadas gordurosas nos Joelhos: Depósitos gordurosos formam almofadas sobre os joelhos.
9 – Bolsões de gordura: Formação de bolsões de gordura em áreas específicas.
Além disso, pode haver associação com outras doenças, como insuficiência venosa crônica, linfedema e obesidade. Por isso, o tratamento é multidisciplinar: médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e, até mesmo, psicólogos e terapeutas.
A cirurgia plástica pode ajudar muito as pacientes com diagnóstico de lipedema!
Podemos realizar uma lipoaspiração extensa da região acometida e também podemos utilizar tecnologias, como o Renuvion, para retrair a flacidez da pele.
Junto com a cirurgia é importante um tratamento também multidisciplinar, com cirurgião vascular, nutricionista orientando cuidados nutricionais e alimentos antiinflamatorios. Também é indispensável a prática de exercício fisico, melhorando a qualidade de vida destas pacientes.
Passo a passo para o Tratamento Completo para o Lipedema!
O primeiro passo é agendar uma consulta, onde forneceremos uma lista de exames para trazer na primeira avaliação. Após o diagnóstico, iniciamos o tratamento clínico para desinflamar a paciente, abordando também questões de sobrepeso com o suporte de nossa nutricionista e nutróloga.
Posteriormente, programamos o tratamento cirúrgico, que inclui uma lipoaspiração com definição de contorno muscular. Recomendamos que seja feita de forma separada de outras cirurgias plásticas, visando tratar o Lipedema da melhor maneira possível e remover a máxima quantidade de gordura.
Após o procedimento cirúrgico, a paciente recebe acompanhamento, participa de sessões de fisioterapia essenciais no pós-operatório e é orientada a manter o tratamento clínico.
*Importante lembrar que o Lipedema é uma condição crônica, sem cura, mas com tratamento contínuo e hábitos saudáveis como pilares centrais.