Responsabilidades do Cirurgião Plástico em uma Cirurgia

Ao tomar a decisão de realizar um procedimento cirúrgico para corrigir ou melhorar algum aspecto do corpo, é preciso pesquisar bastante e ter muita confiança no cirurgião plástico escolhido. Isso porque, independentemente de os resultados esperados serem exclusivamente estéticos, cirurgias de qualquer natureza sempre envolvem riscos e cuidados específicos.

De modo geral, a cirurgia plástica tem duas funções: a reparadora e a estética. Enquanto a cirurgia plástica reparadora  tem o escopo de restaurar as estruturas anormais do corpo causadas por más formações congênitas, anomalias do desenvolvimento, traumas, infecções etc; a cirurgia plástica estética tem a finalidade de redefinir as estruturas saudáveis do corpo, com o objetivo de melhorar a aparência e autoestima do paciente.

Nesse sentido, algumas das principais responsabilidades do cirurgião plástico são investigar e compreender as motivações do paciente para a busca por esse tipo de técnica. Questões como qualidade de vida e estabilidade psicológica também devem sempre ser levadas em consideração. Por isso, uma conversa franca e transparente é fundamental para alinhar as expectativas e, inclusive, as possibilidades dos procedimentos adotados.

Para exemplificar, vale dizer que muitas pessoas buscam a lipoaspiração como uma alternativa para a obesidade e emagrecimento, porém, na verdade, em casos como esse, o primeiro passo é rever hábitos alimentares e incluir a prática de atividades físicas. Apenas a tentativa dessas medidas, a lipo poderia vir a ser recomendada.

Pois bem, retomando a questão da responsabilidade do cirurgião plástico, é importante ressaltar que é papel do médico expor ao paciente todos os riscos dos procedimentos cirúrgicos e o que pode comprometer o resultado esperado. Assim como é de responsabilidade do paciente seguir com todas as orientações pré e pós-operatórias.

Atualmente, muito se discute sobre a responsabilidade do médico diante da insatisfação do paciente com o resultado. As discussões a respeito desse tema levam em consideração se o médico cirurgião plástico está vinculado a uma obrigação de resultado ou, se por outro lado, o médico está ligado a uma obrigação de meio, ou seja, de indicar e viabilizar o tratamento adequado, mas não de prometer uma “cura”. Independentemente de um ou outro fator, escolher um cirurgião plástico experiente e qualificado é crucial. Portanto, confira algumas dicas a seguir.

Como escolher um cirurgião plástico?

É importantíssimo que os pacientes invistam tempo para escolher um profissional qualificado e realmente especializado na área. Lembre-se que estamos falando de autoestima e, principalmente, da vida humana. Sendo assim, confira algumas dicas que podem auxiliar nesse processo:

• Escolha profissionais com o título de especialista em cirurgia plástica;
• Realize os procedimentos em ambientes médicos credenciados;
• Peça recomendações a outros pacientes;
• Esclareça todas as suas dúvidas e realize apenas quando sentir segurança.
Pronto, com essas recomendações a sua escolha será certeira!

Agende sua avaliação na Clínica de Cirurgia Plástica Leila Righi em Curitiba e venha nos conhecer!

A Clínica de Cirurgia Plástica Dra. Leila Righi oferece serviços nas áreas de cirurgia plástica, estética corporal, facial e fisioterapia. Aqui, cada paciente é tratado de forma individualizada e com toda atenção da equipe.

Agende sua avaliação na Clínica de Cirurgia Plástica Leila Righi em Curitiba! A Clínica de Cirurgia Plástica Dra. Leila Righi oferece serviços nas áreas de cirurgia plástica, estética corporal, facial e fisioterapia. Aqui, cada paciente é tratado de forma individualizada e com toda atenção da equipe.

Dra. Leila Righi CRM-PR 17569
Cirurgia Plástica – RQE 13.880

Leia mais

Cirurgia íntima: o que é a Ninfoplastia?

A ninfoplastia é uma cirurgia plástica realizada na vagina. O objetivo desse procedimento é proporcionar a redução dos pequenos lábios. A ninfoplastia é uma cirurgia plástica realizada

Leia Mais

Agende sua avaliação na Clínica de Cirurgia Plástica Leila Righi em Curitiba.

Clínica Leila Righi oferece serviços nas áreas de cirurgia plástica, estética corporal, facial e fisioterapia, prezando sempre por um atendimento individualizado, atencioso e seguro. 

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
plugins premium WordPress
vamos conversar?