Você sabe o que é Lipedema?

Já percebeu mulheres com um excesso adiposo nas pernas levando a edema, celulite, flacidez e dor local?

É uma doença na qual ocorre o acúmulo localizado de gordura, principalmente na região glútea, coxas, joelhos e pernas. Ela deixa as pernas desproporcionais em relação ao corpo, sendo mais comum em mulheres.

Entre as queixas mais frequentes estão: dor (principalmente à palpação), dificuldade de mobilidade, edema (inchaço) e hematomas frequentes. Pode haver associação com outras doenças, como insuficiência venosa crônica, linfedema e obesidade. Um sinal típico é o acúmulo de gordura na região do tornozelo, conhecido como sinal do manguito.

O tratamento é multidisciplinar. Médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e, até mesmo, psicólogos e terapeutas podem ser necessários no tratamento, cada um com sua função:

Cirurgião vascular – consegue avaliar a associação com insuficiência venosa crônica e linfedema, além de poder orientar melhor sobre a terapia de compressão elástica e terapia física complexa.

Cirurgião plástico – capaz de desempenhar o tratamento cirúrgico que consiste em lipoaspiração (mas é diferente das lipos convencionais, então não é todo cirurgião plástico que faz).

Acompanhamento com um fisioterapeuta especializado – que consiga colocar em prática a terapia física complexa, também utilizada no tratamento de linfedema, com drenagem linfática, cuidados com a pele, exercícios físicos e uso de bandagens.

A cirurgia plástica pode ajudar muito a estes pacientes. Podemos realizar uma lipoaspiração extensa da região dos membros inferiores, também podemos utilizar tecnologias, como o Renuvion, para retrair a flacidez da pele. Junto com a cirurgia é importante um tratamento multidisciplinar, com cirurgião vascular, com nutricionista orientando cuidados nutricionais e alimentos antiinflamatórios, exercício físico, melhorando a qualidade de vida destas pacientes.

Agende sua avaliação na Clínica de Cirurgia Plástica Leila Righi em Curitiba! A Clínica de Cirurgia Plástica Dra. Leila Righi oferece serviços nas áreas de cirurgia plástica, estética corporal, facial e fisioterapia. Aqui, cada paciente é tratado de forma individualizada e com toda atenção da equipe.

Dra. Leila Righi CRM-PR 17569
Cirurgia Plástica – RQE 13.880

Leia mais

Dicas para pré e pós-operatório

Antes de qualquer cirurgia é preciso tomar algumas medidas para garantir a segurança do paciente. Fazer exames pré-operatórios, realizar um check-up médico completo que inclua

Leia Mais

Agende sua avaliação na Clínica de Cirurgia Plástica Leila Righi em Curitiba.

Clínica Leila Righi oferece serviços nas áreas de cirurgia plástica, estética corporal, facial e fisioterapia, prezando sempre por um atendimento individualizado, atencioso e seguro. 

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
plugins premium WordPress
vamos conversar?