Exames pré-operatórios para cirurgia mamária

A realização de exames pré-operatórios para cirurgia mamária é fundamental para identificar os fatores de riscos que podem comprometer a eficácia e, principalmente, a segurança dos pacientes durante o procedimento. Por isso, a Clínica de Cirurgia Plástica Leila Righi selecionou este tema tão importante para falar no artigo de hoje.

Bom, o primeiro passo para realizar a cirurgia mamária é agendar uma consulta com um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Logo na primeira consulta, o médico fará uma série de perguntas com o objetivo de conhecer todo o histórico do paciente e descobrir alergias, problemas cardíacos, cirurgias anteriores, doenças preexistentes, entre outros.

Em seguida, independentemente do tipo de cirurgia (redutora, de aumento, elevação ou reparação), serão solicitados exames laboratoriais e clínicos para investigar o quadro do paciente com mais profundidade.

Os exames pré-operatórios para a cirurgia mamária devem ser providenciados com certa antecedência, pois pode ser necessário o tratamento de alguma doença ou uma investigação mais apurada com exames complementares.

Dentre os exames solicitados pelo médico em cirurgias mamárias temos:

Hemograma

Muito utilizado para diagnosticar distúrbios como anemia, doenças autoimunes, leucemia e infecções. O exame demonstra a saúde geral do paciente e consiste na medição dos níveis de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.

Glicemia

A glicemia é um exame que mede o nível de açúcar no sangue e serve para fazer o diagnóstico de hipoglicemia ou hiperglicemia.

Coagulograma

É um exame que diagnostica doenças hemorrágicas e avalia as condições da coagulação do sangue. É sempre solicitado no pré-operatório e qualquer alteração nesse resultado pode ocasionar na contraindicação da cirurgia.

Ureia e creatinina

A dosagem sanguínea da creatinina e da ureia é utilizada para avaliar o grau de funcionamento dos rins.

Beta HCG

O exame serve para diagnosticar gravidez.

Eletrocardiograma

Usado para avaliar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, permitindo ao médico identificar alterações do ritmo do coração, por exemplo.

Há, também, alguns exames mais específicos como:

USG de mamas

A ultrassonografia de mama tem por finalidade analisar o tecido mamário e detectar lesões e nódulos.

Mamografia

A mamografia é um exame de imagem usado para avaliar a saúde das mamas, possibilitando ao médico radiologista detectar nódulos ou outras lesões.

Saiba mais!

Os exames possuem validade de cerca de três meses e, próximo à data da cirurgia, recomenda-se agendar uma consulta pré-anestésica com o anestesista que irá fazer o procedimento.

Além disso, lembre-se: na véspera da cirurgia é proibida a ingestão de qualquer medicação sem orientação médica e é necessário respeitar o jejum de oito horas para sólidos e líquidos.

Agende sua avaliação na Clínica de Cirurgia Plástica Leila Righi em Curitiba! A Clínica de Cirurgia Plástica Dra. Leila Righi oferece serviços nas áreas de cirurgia plástica, estética corporal, facial e fisioterapia. Aqui, cada paciente é tratado de forma individualizada e com toda atenção da equipe.

Dra. Leila Righi CRM-PR 17569
Cirurgia Plástica – RQE 13.880

Leia mais

Vibrolipo: o que é?

Cada vez mais popular no mercado, a Vibrolipoaspiração é a grande queridinha entre as mulheres que desejam modificar suas medidas e remover a gordurinha indesejada. Com essa

Leia Mais

Agende sua avaliação na Clínica de Cirurgia Plástica Leila Righi em Curitiba.

Clínica Leila Righi oferece serviços nas áreas de cirurgia plástica, estética corporal, facial e fisioterapia, prezando sempre por um atendimento individualizado, atencioso e seguro. 

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
plugins premium WordPress
vamos conversar?