Sim. O explante de silicone (retirada da prótese mamária) é uma cirurgia comumente realizada por mulheres que não se sentem mais satisfeitas com a prótese ou que tiveram algum problema com a mesma, como a contratura capsular.
No caso da contratura, esta ocorre quando o corpo produz uma camada excessiva de tecido conjuntivo ao redor da prótese (a cápsula), causando endurecimento do tecido mamário, alteração no formato dos seios e até mesmo dor.
Em casos de contratura capsular, é indicada a remoção da prótese – junto com a cápsula – ou a sua substituição com mudança do plano onde será inserida (do subglandular para o submuscular).
Para pacientes que desejam apenas remover a prótese e tenham seios firmes, pode ser realizada somente a retirada dos implantes. Mas quando há um excesso de pele, a cirurgia complementar indicada é a mastopexia.
A mastopexia é um procedimento cirúrgico voltado para levantar e redesenhar o formato das mamas. Geralmente procurada para corrigir a ptose mamária (seios caídos), essa é uma das cirurgias plásticas mais populares entre as mulheres.
Como é feita a mastopexia com explante mamário?
Durante a cirurgia, é realizada a ressecção da pele mamária, do implante e de toda a cápsula da prótese. Após a extração do silicone, é feito um retalho com o tecido da parte inferior da mama, que será usado para a montagem da mesma. Caso haja necessidade de preenchimento, serão utilizados enxertos de gordura em algumas porções da mama, aumentando, assim, o seu volume.
Ou seja, para obter seios mais levantados e bem modelados você não necessariamente terá que colocar uma prótese nova. A mastopexia fará este trabalho. O silicone só será necessário para grande aumento no volume.
Que tal, então, dar o primeiro passo para obter mamas mais bonitas e menos dores nas costas?
Agende já a sua consulta.