Antes de qualquer cirurgia é preciso tomar algumas medidas para garantir a segurança do paciente. Fazer exames pré-operatórios, realizar um check-up médico completo que inclua o histórico médico com cirurgias anteriores, doenças, alergias, reação a anestesias, se faz uso de medicação regular, álcool ou tabaco, entre outros. Pequenas atitudes que são capazes de evitar complicações e minimizar os riscos.
Existem recomendações cirúrgicas muito importantes para o pré-operatório como parar de fumar e suspender medicações que podem aumentar o risco de sangramento. No dia da cirurgia, é fundamental estar em jejum total, isso é não ingerir alimentos, bebidas ou qualquer tipo de líquidos. Seguir corretamente as indicações pré-operatórias influencia diretamente no sucesso da cirurgia.
Após a cirurgia surgem novos cuidados, as recomendações médicas devem ser seguidas religiosamente. Fazendo isso, a probabilidade de que não apareçam cicatrizes inestéticas , inchaços e inflamações é muito maior. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica prescreve algumas recomendações para o pós-operatório:
– Repouso;
– Seguir as instruções dos médicos para movimentos na área operada;
– Medicamentos e dor: perguntar para o médico quais remédios você pode tomar em caso de dor e tomá-los nos horários corretos;
– Curativos: voltar ao hospital ou clínica para troca de curativos nos dias agendados;
– Ter uma alimentação saudável;
– Ver com seu médico como será o procedimento de banho. Se a recomendação for não lavar o local, não lave;
– Ver se você pode fazer tratamento de drenagem linfática na área para evitar hematomas;
– Usar cintas sempre que for possível e indicado;
– Não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases da recuperação;
– Não se expor ao sol;
O importante é não operar e nem sair da cirurgia com dúvidas. Reveja todas as questões que não entendeu com seu Cirurgião Plástico e siga todas as recomendações para que sua cirurgia seja um sucesso.