A ninfoplastia é uma cirurgia plástica para correção de deformidades nos pequenos lábios vaginais, nos grandes lábios e no monte de vênus. As queixas das pacientes são relacionadas à dor local, incômodos estéticos, infecções urinárias e vulvovaginites.
Quando o assunto é redução dos grandes lábios, percebe-se que as principais reclamações são em relação ao excesso de pele e a flacidez na região. Nesses casos, o cirurgião costuma fazer um enxerto para dar mais consistência.
Por outro lado, quando falamos em redução do monte de vênus, localizado acima do púbis, as preocupações são com o acúmulo de gordura que deixam a área com certa saliência.
Quando a cirurgia íntima feminina é indicada?
Em geral, a estética é a principal causa para a cirurgia. Entretanto, a dificuldade em higienizar a região acaba provocando acúmulo de secreções e urina que, fatalmente, acarretam em infecções constantes. Além disso, em casos de pequenos lábios grandes, a cirurgia também pode ser indicada, pois, durante a relação sexual, tais estruturas costumam dobram e causar dor.
Como é feita a cirurgia íntima feminina?
Para a cirurgia íntima feminina é utilizada anestesia local ou bloqueio anestésico com sedação. São dados os pontos com fios absorvíveis que caem naturalmente em duas a três semanas. O procedimento dura cerca de uma hora e a paciente pode ir embora no mesmo dia, permanecendo internada por apenas 5h após a conclusão.
Quais os benefícios da cirurgia íntima?
A ninfoplastia impacta positivamente na autoestima das mulheres, na prevenção de infecções e na melhora do desempenho sexual. Ademais, a paciente passa a se sentir mais confortável para utilizar qualquer tipo de roupa.
Quais são os cuidados pós-operatório da cirurgia íntima?
No pós-operatório, a recomendação é que a paciente não use papel higiênico; faça os cuidados de higiene local; não mantenha relações sexuais por cerca de 30 dias; use a medicação conforme foi orientado e ainda não use roupas justas.