A cirurgia para aumentar a mama, também conhecida como cirurgia de prótese mamaria, é realizada com implantes de silicones e costuma ser indicada a mulheres com seios naturalmente pequenos, em casos de pacientes com mamas desproporcionais e que passaram por situações de câncer ou, ainda, quando, por algum motivo, percebem a redução do seu tamanho (amamentação, perda peso, entre outros).
A indicação de cada tipo de cirurgia e incisão depende da escolha do cirurgião plástico, de acordo com o biotipo de cada paciente. Por isso, é importante que você consulte um médico cirurgião para esclarecer todas as suas dúvidas.
Como escolher a prótese de silicone?
A escolha dos implantes de silicone é feita em parceria entre o cirurgião e a paciente, levando em consideração aspectos como forma, perfil e tamanho das próteses e, também, o biotipo e as expectativas de cada caso.
Quais os tipos de próteses de silicone?
Dentre as alternativas disponíveis há a prótese redonda, indicada para pacientes que desejam preencher igualmente todos os espaços dos seios e deixar o colo bem projetado; prótese anatômica (em gota), indicada para pacientes que querem uma mama com aspecto mais natural, mas também desejam preencher um pouco a parte superior do tórax; prótese cônica, indicada para pacientes que desejam maior projeção na parte frontal da mama, sem ter um colo tão projetado; e prótese com perfil natural, indicada para pacientes que esperam uma mama com aspecto mais natural, sem ter o colo muito projetado.
Como é feita a mamoplastia de aumento?
Na mamoplastia de aumento ou cirurgia plástica com prótese de silicone, a incisão pode ser em torno da aréola, na parte inferior da mama ou mesmo na axila. Além disso, o deslocamento para a introdução da prótese mamária pode ser feito subglandular (embaixo da glândula); subfacial (embaixo da face que recobre o musculo peitoral) e submuscular (embaixo do musculo peitoral).
Como se preparar para cirurgia?
Antes de realizar a cirurgia para colocação de silicone, esclareça toda as suas dúvidas com o médico para que se sinta segura e confiante. Abaixo, confira algumas sugestões:
Verifique se o cirurgião plástico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e se possui formação e experiência com cirurgia plástica;
- Certifique-se que o local onde será realizado o procedimento é autorizado pela Vigilância Sanitária;
- Informe-se sobre os cuidados pré e pós-operatórios;
- Questione como será o procedimento (tamanho, tipo de incisão, etc);
- Conheça os possíveis riscos e complicações;
- Entenda quais são os cuidados com amamentação e gravidez;
- Tenha clareza sobre a aparência dos seios após a mamoplastia de aumento.