As chamadas orelhas de abano são um incômodo para muitas pessoas, que tendem, inclusive, a terem sua autoestima devastava em razão de brincadeiras e comentários inconvenientes. Não à toa, a procura pela otoplastia tornou-se maior com o passar dos anos.
As crianças geralmente são as mais afetas, pois é justamente nessa época que o bullying começa. Por isso é muito comum os pais que ligam no consultório da Dra. Leila Righi para saber se o seu filho já pode ser submetido à cirurgia.
A boa notícia é que a idade ideal para a correção é a partir dos 6 anos, quando a orelha já alcançou o tamanho adulto e a criança começa o período escolar. A otoplastia corrige as alterações estéticas da orelha, deixando a orelha de forma natural e diminuindo a distância entre a face posterior da orelha e o couro cabeludo. Outra vantagem é que a cicatriz fica quase imperceptível, uma vez que permanece na parte de trás da orelha.
Procedimento cirúrgico
A cirurgia pode ser realizada por anestesia local ou geral. O procedimento dura em torno de 90 a 120 minutos. É feita uma incisão atrás da orelha, através da qual a cartilagem é moldada, corrigindo-se os defeitos. O curativo é realizado, nos primeiros dias, com uma espécie de touca para proteção da orelha. Em alguns casos recomenda-se o uso de faixas tipo de “balé” ou “tênis”.