A mamoplastia redutora, também conhecida como cirurgia de redução de mama, é um procedimento realizado para retirar a gordura em excesso, o tecido glandular e a pele, de forma que a mama adquira um tamanho proporcional ao corpo e diminua o desconforto causado pelos seios muito grandes.
A mamoplastia de aumento, também chamada de cirurgia de aumento de mama, é um procedimento que usa implantes para aumentar o volume dos seios ou recuperar o volume da mama, que foi perdido após diminuição do peso ou gravidez.
Mamoplastia redutora
A mamoplastia redutora é necessária quando o peso do tecido mamário causa desconforto e dor, além de problemas na coluna.
A cirurgia de redução de mama é indicada nos seguintes casos:
– Os seios são muito grandes e causam incômodo;
– Quando o seio apresenta aréolas alargadas e pele flácida;
– Há dificuldade para realizar atividades físicas;
– O peso dos seios provocam dores nas costas, pescoço e ombro;
– Quando há depressão nos ombros, nos locais onde passam as alças do sutiã.
Mamoplastia de aumento
Nos casos em que o tamanho dos seios é muito pequeno, se tornando desproporcional com relação ao corpo ou causando insatisfação, a mamoplatia de aumento é recomendada.
Com a cirurgia de aumento de mama, também conhecida por cirurgia de prótese de mamas ou implantes mamários, é possível melhorar a autoestima e autoconfiança. A mamoplatia de aumento também contribui com a melhora no equilíbrio do corpo.
As próteses utilizadas na mamoplastia podem ser usadas para reconstruir a mama após a mastectomia ou lesão.
Tanto a mamoplastia redutora quanto a mamoplastia de aumento devem ser realizadas com avalição e prescrição de um médico especialista.