Estudos demonstram que a cirurgia plástica em adolescentes quase triplicou em quatro anos. A principal motivação para realização de cirurgia plástica em adolescentes são os padrões de beleza e estética.
Para um assunto tão polêmico quanto esse, é necessário levar em consideração alguns fatores importantes para a tomada de decisão de realizar a cirurgia plástica, um ponto fundamental é que o responsável pelo menor precisa autorizar o procedimento.
Alguns tipos de cirurgia plástica em adolescentes são realizadas visando a melhora em aspectos relacionados à saúde, exemplos de procedimentos com esse objetivo são a rinoplastia e a redução de mama.
Já cirurgia plástica em adolescentes visando a estética, apresenta os mesmos riscos da cirurgia realizada em adultos. Porém, o fator psicológico é um dos mais preocupantes em procedimentos deste tipo. Na fase da adolescência estamos em processo de formação de personalidade e é normal que ocorram algumas inconstâncias e divergências em pensamentos e desejos estéticos. Por isso, o mais indicado é analisar junto ao cirurgião plástico a melhor solução e avaliá-la com cuidado e tempo.