O clitóris feminino é o órgão com mais terminações nervosas do corpo humano, cerca de 10 mil! É um membro com função de promover unicamente o prazer feminino.
O clitóris desempenha um papel fundamental na sexualidade da mulher e pode trazer muita dor (física e psicológica) em casos de clitoromegalia ou hipertrofia de clitóris, que é quando há um aumento anormal do órgão, trazendo desconforto físico e outros problemas relacionados à autoestima feminina.
O que causa aumento no clitóris
Apesar de variadas, as causas sempre estão ligadas a fatores hormonais. Mulheres que estejam sob uso inadequado de anabolizantes com testosterona, por exemplo, são as mais afetadas pelo problema. A clitoromegalia também pode ser desencadeada por desequilíbrio hormonal durante a gestação, tumores que elevam a produção de hormônios masculinos ou mesmo síndrome dos ovários policísticos em suas variações mais graves.
Existe cura?
O crescimento clitoriano pode ser interrompido com a suspensão do uso excessivo de hormônios masculinos (quando este é o caso) ou com o rebalanceamento hormonal da mulher. Já a reversão do crescimento via medicamentos não é possível. É necessária intervenção cirúrgica para isso e existem duas formas principais: uma mais invasiva e outra um pouco menos. Valendo lembrar que ambas são muito seguras e eficazes se realizadas por profissional qualificado e experiente.
A primeira é a Clitorectomia. Durante este procedimento, é removida uma parte não inervada do clitóris cuidadosamente, de maneira que a sensibilidade feminina não seja prejudicada.
Já a Clitoropexia consiste na retração/suspensão da parte externa do clitóris para que ele fique menos visível. Este procedimento deixa uma cicatriz imperceptível e é igualmente eficaz.
Apesar de alguns profissionais desaconselharem as intervenções cirúrgicas no clitóris com a justificativa destes ameaçarem a sensibilidade feminina, é seguro dizer que graças às novas técnicas utilizadas e o conhecimento obtido até o momento pela medicina, juntamente com o grande volume de operações bem-sucedidas, as cirurgias de redução de clitóris ou de correção de hipertrofia de clitóris são extremamente seguras.
Se a hipertrofia de clitóris está te trazendo desconforto e diminuindo sua qualidade de vida, é hora de buscar ajuda com um profissional de confiança especialista no ramo para avaliar o melhor tratamento para o seu caso.