O Lipedema é um distúrbio caracterizado pelo acúmulo desproporcional de gordura no corpo (sobretudo na região das pernas e dos braços). Atinge principalmente o sexo feminino e não possui cura. No entanto, há algumas formas de minimizar seus danos que, se seguidas à risca, podem melhorar e muito a qualidade de vida do paciente.
Dieta balanceada
Para que o acúmulo de gordura seja evitado, uma dieta rica em proteínas, fibras e vitaminas é essencial. Já alimentos com excesso de carboidratos e gorduras saturadas, como doces e fast food, são verdadeiros vilões para quem sofre com lipedema. Focar em vegetais e refeições mais naturais é o melhor caminho para evitar o acúmulo de tecido adiposo.
Atividade física
Exercícios não só trazem benefícios à saúde da mente, como também melhoram a qualidade do sono, a circulação sanguínea, trazem mais disposição e, de quebra, ajudam a queimar aquelas gordurinhas que poderiam agravar o lipedema. A atividade física regular deve ser parte essencial da rotina de qualquer pessoa em qualquer estágio da vida, não só de quem possui lipedema.
Meias de compressão
A terapia de compressão realizada com o uso de meias para esta finalidade auxilia na melhora da circulação através da drenagem linfática, diminuindo possíveis inchaços.
Cirurgia
Para casos mais avançados, em que as alternativas acima já não são tão efetivas ou em que os sintomas são muito debilitantes, é recomendada a cirurgia de lipoaspiração para remoção de parte do tecido adiposo (gordura).
A Lipoaspiração é realizada com múltiplas perfurações (com anestesia) de modo a não danificar o sistema linfático e diminui consideravelmente a sensação de pernas pesadas e o inchaço, além de contribuir para a perda progressiva de peso nos 18 primeiros meses.
Em uma semana, já é possível retornar à maioria das atividades normais. Exercícios pesados, no entanto, devem ser evitados por um período um pouco maior que costuma ser de até um mês.
É imprescindível buscar um médico especialista em lipedema para que ele faça sua avaliação e oriente o melhor tratamento.