O que é Lipedema?
O Lipedema é uma doença ainda difícil de diagnosticar e que possui origens não muito bem compreendidas.
Este distúrbio, que afeta principalmente as mulheres, pode ser percebido a partir do início da puberdade ou em eventos específicos -, como a gestação ou o uso de anticoncepcionais orais -, quando começa a ocorrer um acúmulo de gordura que pode lembrar a celulite, mas que, diferentemente dela, é desproporcional e costuma vir acompanhado de dor. Este acúmulo costuma ser predominante nos membros inferiores e nos braços, causando não apenas riscos para o sistema vascular e para a mobilidade, como grande impacto na saúde mental e autoestima da paciente.
Será que é Lipedema mesmo?
Visto que esta doença pode ser facilmente confundida com celulite, o diagnóstico pode ser mais demorado e complexo, além de que se trata de uma doença com causas pouco conhecidas. No entanto, há alguns pontos fundamentais que diferenciam o lipedema da celulite comum e que podem ser observados pelo próprio paciente.
Acúmulo desproporcional de gordura
É possível perceber o aumento do tecido adiposo de uma forma não-regular, deixando as pernas com saliências ou muito grandes em comparação com os pés, por exemplo. Esta é, inclusive, uma das principais queixas das pacientes que sofrem desta condição: o impacto estético que a distribuição desigual de gordura causa no corpo, conduzindo muitas vezes a novos problemas, como dificuldade de aceitação do próprio corpo, distúrbios alimentares e depressão.
Dor e inchaço
Por se tratar de uma doença inflamatória crônica, o lipedema produz inchaços que causam dor e desconforto. Por isso, é importante que uma vez acometido por esses sintomas, o paciente procure um cirurgião vascular para descartar outros problemas que apresentam alguma similaridade, como varizes, trombose ou linfedema.
Dificuldade para caminhar
A gordura acumulada pode trazer inúmeros transtornos, sendo a dificuldade para caminhar um deles. O volume das pernas geralmente causa atrito ao caminhar, causando assaduras, inchaço e outros incômodos que prejudicam ainda mais a qualidade de vida do paciente.
Sensação de pernas pesadas
O excesso de gordura pode dificultar a marcha e aumentar a sensação de cansaço extremo em quem é acometido por este distúrbio.
Linfedema
Além disso, quando não tratado adequadamente, o acúmulo de células de gordura causado pelo lipedema pode bloquear os vasos linfáticos, responsáveis por drenar os líquidos dos tecidos para os vasos sanguíneos.
Isso pode levar a um acúmulo de líquido nas pernas, conhecido como linfedema. Esta condição pode aumentar o risco de infecções e aumentar o tempo de cicatrização de feridas.
E qual é o tratamento?
Apesar de ser uma doença sem cura, há diversos tratamentos disponíveis para o lipedema que podem variar de acordo com cada caso. Um deles é a lipoaspiração cirúrgica da gordura nas áreas mais afetadas pela doença, que pode melhorar consideravelmente os sintomas.
Agende sua avaliação com um cirurgião especialista.