A hipertrofia de clitóris, também conhecida como clitoromegalia, é uma condição que afeta um grande número de mulheres no mundo e é caracterizada por um aumento anormal do clitóris, que normalmente mede entre 3,7mm e 10mm.
Causas da hipertrofia de Clitóris
Um das principais causas da hipertrofia de clitóris costuma ser a utilização de esteróides anabolizantes. Mesmo quando este não é o caso, o aumento de clitóris está sempre relacionado a uma descompensação hormonal. Logo, as causas podem estar relacionadas a alterações genéticas congênitas, exposição a hormônios durante a gestação, tumores que alteram e elevam a produção de hormônios masculinos ou mesmo a síndrome de ovários policísticos em casos extremos.
Diagnóstico e Tratamento
A busca por constante evolução no fisiculturismo feminino acaba levando muitas mulheres a abusar de androgênios, como a testosterona, o que pode levar à hipertrofia de clitóris e iniciar uma longa gama de insatisfações, incluindo desconforto físico e emocional. Além disso, há também o fator estético, pois a maioria das pacientes acometidas pela condição não se acham bonitas e optam por evitar relações sexuais, desenvolvendo dificuldades em aceitar o próprio corpo.
Na maioria dos casos, o tratamento inclui a suspensão imediata do uso desses anabolizantes, optando pela cirurgia apenas em último caso ou dependendo da extensão do problema. Há também uma outra questão: a maioria das pacientes é desencorajada a realizar a redução de clitóris por acreditar que a cirurgia possui alto risco de reduzir ou eliminar a sensibilidade do órgão.
Nós já adiantamos que, se o profissional escolhido for certificado e experiente, as chances de tal sequela ocorrer são quase nulas. Há duas técnicas principais para a redução do tamanho do clitóris, a pexia, que reduz o tamanho do corpo clitoriano, e a clitorectomia, que remove parte da glande. Ambas as técnicas preservam as terminações nervosas e não prejudicam em nada a sensibilidade da paciente.
Busque ajuda profissional qualificada
Não deixe que essa condição prejudique sua qualidade de vida por mais tempo. Busque um profissional qualificado e experiente para fazer a sua correção de clitoromegalia e desfrute de mais bem-estar e autoconfiança.