A realização de exames pré-operatórios para cirurgia mamária é fundamental para identificar os fatores de riscos que podem comprometer a eficácia e, principalmente, a segurança dos pacientes durante o procedimento. Por isso, a Clínica de Cirurgia Plástica Leila Righi selecionou este tema tão importante para falar no artigo de hoje.
Bom, o primeiro passo para realizar a cirurgia mamária é agendar uma consulta com um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Logo na primeira consulta, o médico fará uma série de perguntas com o objetivo de conhecer todo o histórico do paciente e descobrir alergias, problemas cardíacos, cirurgias anteriores, doenças preexistentes, entre outros.
Em seguida, independentemente do tipo de cirurgia (redutora, de aumento, elevação ou reparação), serão solicitados exames laboratoriais e clínicos para investigar o quadro do paciente com mais profundidade.
Os exames pré-operatórios para a cirurgia mamária devem ser providenciados com certa antecedência, pois pode ser necessário o tratamento de alguma doença ou uma investigação mais apurada com exames complementares.
Dentre os exames solicitados pelo médico em cirurgias mamárias temos:
Hemograma
Muito utilizado para diagnosticar distúrbios como anemia, doenças autoimunes, leucemia e infecções. O exame demonstra a saúde geral do paciente e consiste na medição dos níveis de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.
Glicemia
A glicemia é um exame que mede o nível de açúcar no sangue e serve para fazer o diagnóstico de hipoglicemia ou hiperglicemia.
Coagulograma
É um exame que diagnostica doenças hemorrágicas e avalia as condições da coagulação do sangue. É sempre solicitado no pré-operatório e qualquer alteração nesse resultado pode ocasionar na contraindicação da cirurgia.
Ureia e creatinina
A dosagem sanguínea da creatinina e da ureia é utilizada para avaliar o grau de funcionamento dos rins.
Beta HCG
O exame serve para diagnosticar gravidez.
Eletrocardiograma
Usado para avaliar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, permitindo ao médico identificar alterações do ritmo do coração, por exemplo.
Há, também, alguns exames mais específicos como:
USG de mamas
A ultrassonografia de mama tem por finalidade analisar o tecido mamário e detectar lesões e nódulos.
Mamografia
A mamografia é um exame de imagem usado para avaliar a saúde das mamas, possibilitando ao médico radiologista detectar nódulos ou outras lesões.
Saiba mais!
Os exames possuem validade de cerca de três meses e, próximo à data da cirurgia, recomenda-se agendar uma consulta pré-anestésica com o anestesista que irá fazer o procedimento.
Além disso, lembre-se: na véspera da cirurgia é proibida a ingestão de qualquer medicação sem orientação médica e é necessário respeitar o jejum de oito horas para sólidos e líquidos.