Muitas dúvidas podem surgir no momento de identificar aquelas gordurinhas indesejadas na região das pernas e coxas. No entanto, é necessário saber identificar os primeiros sinais de lipedema a fim de evitar novas complicações nos estágios mais avançados, como lesões nas articulações ou até problemas de atrofia muscular e consequente prejuízo da capacidade de locomoção.
O que é o Lipedema?
Lipedema é uma condição caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura nos braços e, mais comumente, nos membros inferiores, podendo ocorrer também em outras regiões do corpo. Esta doença acomete quase exclusivamente as mulheres e, diferentemente da obesidade, o acúmulo de gordura não se dá de maneira uniforme.
O lipedema pode causar desconforto, cansaço, hematomas frequentes, edemas e dor.
Pacientes que sofrem com este problema são mais suscetíveis a lesões nas articulações e outras complicações. Por esta razão, é essencial buscar um estilo de vida mais saudável, com uma dieta anti inflamatória, evitando o consumo excessivo de laticínios e carboidratos e praticando exercícios físicos com regularidade, a fim de controlar o avanço da doença.
Qual a diferença entre o Lipedema e a Celulite?
O Lipedema é uma doença crônica cuja principal característica é o acúmulo desproporcional de gordura nos braços e nos membros inferiores, que pode ser doloroso e que quase sempre está relacionado a um hormônio feminino chamado estrogênio. Geralmente é desencadeado por momentos específicos na vida da mulher, como início da puberdade, gestação ou menopausa.
Já a celulite, por sua vez, é o acúmulo de gordura difuso pelo corpo que não produz sintomas de sensibilidade. Adotar um estilo de vida saudável, com prática regular de exercícios físicos e ingestão de alimentos naturais é uma excelente forma de evitar a celulite e controlar o lipedema.
Para o Lipedema, preconiza-se um atendimento multidisciplinar para desinflamar a paciente e melhorar o seu metabolismo, além do uso de meias de compressão (prescritas por um cirurgião vascular) em alguns casos. Depois que a paciente está estabilizada podemos tratá-la cirurgicamente através da lipoaspiração com definição muscular.
A Lipoaspiração é uma opção que traz resultados mais rápidos e eficientes, bem como uma melhor finalização estética. Se você está apresentando algum dos sintomas, procure um cirurgião especializado em tratamento para Lipedema e faça a sua avaliação.