Blog

Exames pré-operatórios para cirurgia mamária

A realização de exames pré-operatórios para cirurgia mamária é fundamental para identificar os fatores de riscos que podem comprometer a eficácia e, principalmente, a segurança dos pacientes durante o procedimento. Por isso, a Clínica de Cirurgia Plástica Leila Righi selecionou este tema tão importante para falar no artigo de hoje.

Bom, o primeiro passo para realizar a cirurgia mamária é agendar uma consulta com um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Logo na primeira consulta, o médico fará uma série de perguntas com o objetivo de conhecer todo o histórico do paciente e descobrir alergias, problemas cardíacos, cirurgias anteriores, doenças preexistentes, entre outros.

Em seguida, independentemente do tipo de cirurgia (redutora, de aumento, elevação ou reparação), serão solicitados exames laboratoriais e clínicos para investigar o quadro do paciente com mais profundidade.

Os exames pré-operatórios para a cirurgia mamária devem ser providenciados com certa antecedência, pois pode ser necessário o tratamento de alguma doença ou uma investigação mais apurada com exames complementares.

Dentre os exames solicitados pelo médico em cirurgias mamárias temos:

Hemograma

Muito utilizado para diagnosticar distúrbios como anemia, doenças autoimunes, leucemia e infecções. O exame demonstra a saúde geral do paciente e consiste na medição dos níveis de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.


Glicemia

A glicemia é um exame que mede o nível de açúcar no sangue e serve para fazer o diagnóstico de hipoglicemia ou hiperglicemia.


Coagulograma

É um exame que diagnostica doenças hemorrágicas e avalia as condições da coagulação do sangue. É sempre solicitado no pré-operatório e qualquer alteração nesse resultado pode ocasionar na contraindicação da cirurgia.


Ureia e creatinina

A dosagem sanguínea da creatinina e da ureia é utilizada para avaliar o grau de funcionamento dos rins.

 

Beta HCG

O exame serve para diagnosticar gravidez.


Eletrocardiograma

Usado para avaliar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, permitindo ao médico identificar alterações do ritmo do coração, por exemplo.

 

Há, também, alguns exames mais específicos como:


USG de mamas

A ultrassonografia de mama tem por finalidade analisar o tecido mamário e detectar lesões e nódulos.


Mamografia

A mamografia é um exame de imagem usado para avaliar a saúde das mamas, possibilitando ao médico radiologista detectar nódulos ou outras lesões.

 

Saiba mais!

Os exames possuem validade de cerca de três meses e, próximo à data da cirurgia, recomenda-se agendar uma consulta pré-anestésica com o anestesista que irá fazer o procedimento.

Além disso, lembre-se: na véspera da cirurgia é proibida a ingestão de qualquer medicação sem orientação médica e é necessário respeitar o jejum de oito horas para sólidos e líquidos.

Leia também: Cuidados pós-operatório de cirurgias mamárias 

 
Dúvidas sobre qual é a cirurgia mais indicada para alcançar os seus objetivos?

Agende sua avaliação na Clínica de Cirurgia Plástica Leila Righi em Curitiba! A Clínica de Cirurgia Plástica Dra. Leila Righi oferece serviços nas áreas de cirurgia plástica, estética corporal, facial e fisioterapia. Aqui, cada paciente é tratado de forma individualizada e com toda atenção da equipe.