Cuidados pós-operatório de cirurgias mamárias

Assim como no pré-operatório em que é feita uma avaliação criteriosa para garantir que a(o) paciente está em boas condições clínicas para realizar a cirurgia mamária, é importante ressaltar que o pós-operatório também exige muitos cuidados a fim de aumentar as chances de se obter resultados satisfatórios.

 As primeiras semanas são cruciais no processo de recuperação e por isso as recomendações médicas devem ser seguidas à risca. Nesse sentido, a(o) paciente precisa evitar realizar movimentos bruscos na região operada até mesmo em atividades corriqueiras simples como tomar banho ou pegar algo que está no alto.
Portanto, acompanhe este artigo para conferir quais são os cuidados pós-operatórios necessários em casos de cirurgias mamárias e lembre-se de enviar as suas dúvidas à equipe da Clínica de Cirurgia Plástica Leila Righi. Será um prazer esclarecê-las!

Exposição ao sol

A exposição ao sol na etapa pós-operatória de cirurgias mamárias deve ser evitada por, no mínimo, 30 dias. Isso porque, o sol pode escurecer a cicatriz de prótese de silicone e, inclusive, tornar as manchas roxas permanentes na pele.

Sutiã pós-operatório

Os sutiãs específicos para pós-operatórios de cirurgias plásticas mamárias também precisam ser utilizados, pois promovem todo o suporte necessário, facilitando a circulação e diminuindo o inchaço local. Além disso, a peça auxilia na manutenção dos implantes para evitar que as próteses se desloquem.

Repouso recomendado

Durante o pós-operatório das cirurgias mamárias, a orientação é manter repouso, assim como em inúmeros outros procedimentos. Entretanto, é necessário conciliar os momentos de repouso com pequenas caminhadas a fim de evitar complicações como a trombose e a embolia pulmonar. Sendo assim, pergunte ao seu médico o tempo de repouso, ok!

Alimentação adequada

Alimentar-se adequadamente ingerindo frutas, legumes e proteínas é fundamental. Dê preferência às comidas com pouco sal para não aumentar o inchaço e elimine da dieta os alimentos que produzem gazes como feijão e alho para evitar desconfortos.

Higienização

No pós-operatório das cirurgias mamárias é importante realizar, diariamente, os cuidados locais na ferida, mantendo os curativos sempre secos. São utilizados curativos específicos, feitos de material poroso e elástico, e adaptados para cada tipo de mama com o objetivo de proporcionar mais conforto aos pacientes.

Outros cuidados

É importante tomar a medicação conforme orientado pelo cirurgião plástico; não levantar os braços acima da altura indicada; dormir de barriga para cima e, em caso de dúvidas, entrar em contato imediatamente com a equipe médica.

Pronto, agora você já conhece todas as recomendações feitas para garantir um pós-operatório seguro e adequado. Aproveite e assista ao vídeo da Dra. Leila Righi sobre o tema!

Agende sua avaliação na Clínica de Cirurgia Plástica Leila Righi em Curitiba! A Clínica de Cirurgia Plástica Dra. Leila Righi oferece serviços nas áreas de cirurgia plástica, estética corporal, facial e fisioterapia. Aqui, cada paciente é tratado de forma individualizada e com toda atenção da equipe.

Dra. Leila Righi CRM-PR 17569
Cirurgia Plástica – RQE 13.880

Leia mais

Dra. Leila Righi – Perfil Hospitalar

Especialidade: Cirurgia Plástica.​ Instituições às quais está vinculada: Hospital São Lucas. ​ Qual o maior desafio da profissão: O maior desafio da cirurgia plástica é

Leia Mais

Agende sua avaliação na Clínica de Cirurgia Plástica Leila Righi em Curitiba.

Clínica Leila Righi oferece serviços nas áreas de cirurgia plástica, estética corporal, facial e fisioterapia, prezando sempre por um atendimento individualizado, atencioso e seguro. 

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
plugins premium WordPress
vamos conversar?